Saúde

Veja os 6 hábitos do dia a dia que estão engordando você - 16/09/2014

Pesquisas recentes revelam que, uma pessoa normal toma 200 decisões todos os dias que irão influenciar o seu peso.

E a maioria dessas decisões não são escolhas monumentais, como “Deveria me tornar um maratonista de elite?” ou “Devo viver apenas de salada de alface e água?” Mais, na verdade, a maioria, na verdade, são minúsculas escolhas de hábitos  — que ao longo do tempo podem nos conduzir para um dos dois caminhos: a estrada para uma corpo saudável e bonito ou a ladeira em direção a um corpo flácido e fora de forma.
E para isso não é necessário que você vire um maratonista ou desista de suas comidas prediletas, você só precisa quebrar 7 hábitos muito simples pequenas alterações que não têm nada a ver com dieta e exercício, mas tem tudo a ver com perder alguns quilinhos, melhorar sua aparência e principalmente, fazer uma grande melhoria na sua saúde.

Hábito # 1

Se servir no prato diretamente na mesa de jantar.

Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que quando as pessoas se serviam do balcão da cozinha ou do fogão, elas comiam até 35 por cento menos alimentos do que quando a comida estava sobre a sala de jantar. Pesquisadores teorizam que quando há um distância entre nós e os nossos alimentos, pensamos duas vezes se estamos realmente com mais fome ou não.

Hábito # 2

Dormir muito pouco ou dormir demais

Um cronograma de sono é vital para qualquer plano de perda de peso, dizem pesquisadores da Universidade de Wake Forest que seguiu os participantes do estudo por 5 anos. Na faixa etária abaixo de 40, as pessoas que dormiam cinco horas ou menos cada noite ganharam quase 2 vezes mais gordura abdominal do que aqueles que dormiram 6 a 7 horas; Além disso, aqueles que dormiam 8 horas ou mais adicionaram quase o dobro de gordura na barriga do que o grupo com 6 a 7 horas de sono.

Pessoas com déficit de sono tendem a comer mais (e usar menos energia) porque eles estão cansados, diz o co-autor do estudo Kristen Hairston, enquanto que aqueles que dormem mais de 8 horas por noite tendem a ser menos ativos.

Hábito # 3
Ficar parado muito tempo exclusivamente vendo TV

É fato conhecido, ver televisão em excesso está associada ao ganho de peso. Mas não é o que está passado na tela que vai te fazer engordar, mais sim o que você faz no período que esta assistindo, basta fazer outra coisa ao mesmo tempo. Lavar louça queima 70 calorias a cada 30 minutos, assim como passar roupa. Aqui está outra coisa a levar em consideração: cortar a TV por um tempo ajuda a queimar calorias, afirmam pesquisadores na Universidade de Vermont.

Em seu estudo, os participantes com excesso de peso que reduziram seu tempo de visualização pela metade (de uma média de 5 horas para 2,5) queimaram 119 calorias extras por dia. “Quase qualquer coisa que você faz, até mesmo lendo — usa mais energia do que assistindo TV,” diz o autor do estudo Jennifer J. Otten.

Hábito # 4
Beber refrigerante demais

Os Pesquisadores dizem que você pode medir o risco de uma pessoa desenvolver obesidade medindo sua ingestão de refrigerante. Contra as pessoas que não bebem refrigerantes açucarados, aqui está o que sua ingestão diária significa:
½ Lata = 26 por cento maior risco de excesso de peso ou obeso
½ a 1 Lata = 30,4% maior risco
1 a 2 latas = 32,8% maior risco
Mais de 2 latas = 47,2 por cento maior risco
É um conjunto bastante notável de estatísticas. Hoje em dia os fabricantes estão fazendo embalagens cada vez maiores de refrigerantes. Isso significa que nós estamos bebendo mais do que nunca e nem sequer percebemos. Em 1950, uma pessoa comum bebia 11 litros de refrigerante por ano. Por meados da década de 2000, nós estavam bebendo 46 litros por ano.

Hábito # 5
Dar grandes mordidas ao se alimentar

Pesquisadores holandeses descobriram recentemente que grandes mordidas e mastigação rápida podem levar a comer em excesso. No estudo, as pessoas que mastigavam mordidas grandes de alimento por 3 segundos consumiam 52% mais alimentos antes de se sentirem saciados do que aqueles que mastigaram pequenas mordidas por 9 segundos. O motivo: degustação dos alimentos por um longo período de tempo (não importa o quanto você morder) sinaliza seu cérebro para fazer você se sentir cheio mais cedo, dizem os cientistas.

Hábito # 6
Não comer gordura suficiente

Simplesmente trocando  algumas centenas de calorias de carboidratos por um pouco de gordura pode ajudá-lo a perder peso e reduzir os níveis de insulina do sangue, de acordo com pesquisadores da Universidade do Alabama em Birmingham. Pessoas em seu estudo que haviam consumido apenas 43 por cento de suas calorias de carboidratos se sentiram mais saciadas depois de 4 horas e mantiveram os seus níveis de açúcar no sangue mais do que aqueles que comeram 55 por cento de carboidratos.

Carboidratos podem causar grandes elevações nos níveis de açúcar no sangue e, em seguida, uma grande queda, levando à fome e a comer em excesso, diz a autora do estudo, Barbara Gower, Ph.D. Gordura por outro lado, mantém você mais saciado. Algumas trocas fáceis: manteiga em vez de geleia na torrada; Bacon em vez de batatas; leite em vez de uma bebida esportiva.

 

 

Fonte: http://www.xonei.com.br

 

 

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