Saúde

O poder dos chás para o seu bem-estar e saúde - 26/09/2014

Tomar um chá no meio da tarde ou antes de dormir é um dos bons e simples prazeres da vida. Quem aprecia sabe que os chás são mais do que só uma bebida quente. Eles são reconfortantes e estimulam não só o paladar, mas também o olfato e a visão. Têm o poder de relaxar, limpar o organismo, acalmar, amenizar a ansiedade, melhorar incômodos no organismo e vários outros benefícios para o bem-estar e a saúde.

 

Felizmente, no Brasil temos uma riqueza muito grande de plantas e ervas, o que nos permite encontrar uma variedade enorme de opções com seus diferentes benefícios. Contraditoriamente, sabemos muito pouco sobre as propriedades que cada uma delas tem e que poderíamos usar em proveito próprio. Consumi-las em forma de chá é uma das maneiras mais simples de aproveitar estas propriedades, que podem fazer bem tanto a quem sofre de stress, ansiedade e hiperatividade como para quem precisa de um estímulo para aumentar a energia e a disposição.

É sempre melhor consumir os chás feitos a partir de folhas e ervas frescas do que os de saquinho, porque elas perdem parte de suas propriedades ao serem moídas.

cha de ervas

Se você gosta de chás e quer usá-los em benefício da sua saúde e bem-estar, guarde as dicas:

Chás que estimulam o ânimo e a disposição: hibisco, alecrim, erva-doce, mate e tomilho.

Chás que acalmam e diminuem o stress: camomila, maracujá, erva-cidreira, capim cidreira e capim limão.

Chás que ajudam a combater a insônia: mulungu, passiflora e camomila.

Chás antioxidantes: chá verde, hortelã, oliveira e alecrim.

Chás para combater resfriados: alecrim, limão e maçã.

Chás para o sistema digestivo: chá de boldo, menta e sálvia.

Chás para amenizar a ansiedade: melissa, maracujá e alecrim.

 

Os chás são remédios naturais, mas é importante ficar atento caso surja algum efeito inesperado no organismo após o consumo. Se perceber, pare de tomar e observe como reage. Sempre ouça seu corpo e não exagere, pois tudo em excesso pode fazer mal. Mais importante ainda: caso esteja com algum sintoma ou dor recorrente, não tente tratar-se apenas com chás, procure um médico.

Fontes: Livro Yoga para Nervosos, Revista Corpo a CorpoPortal Minha Vida.

 

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