Saúde

MENTE SADIA, CORPO SADIO. - 28/09/2012

Não basta ter uma alimentação balanceada, se exercitar e fazer todos os exames de rotina pedidos pelo médico. Tudo isso é importante, sim, para garantir qualidade de vida, mas, se as emoções não estiverem em ordem, o esforço pode ir por água abaixo. O ser humano é integral. Corpo e mente formam uma unidade.

Acontece assim: determinadas pessoas não têm estrutura emocional para lidar com situações de estresse ou ansiedade em excesso e transferem para o corpo o problema. Resultado? Gastrite, palpitações e dores de cabeça, só para citar alguns dos sintomas mais comuns. Para não chegar a esse ponto, devemos encontrar maneiras de extravasar a pressão do dia a dia. Muitas vezes, no entanto, é preciso procurar decifrar, com a ajuda de um terapeuta, por que não lidamos bem com situações extremas.

Medite

Está comprovado cientificamente: entre muitos outros benefícios, meditar diminui a ocorrência de câncer, de entupimento das artérias e retarda o envelhecimento. Bastam 20 minutos por dia para se beneficiar da prática, que é mais simples do que parece. Sente-se num local confortável e, com os pés descalços, inspire e expire pelo nariz, relaxe os ombros, coloque a mão direita sobre a esquerda, unindo os polegares. As mãos devem repousar em seu colo nessa posição. Mantenha os olhos semiabertos, fixe-os num ponto e procure esvaziar a mente, sem se prender a nenhum pensamento.

Adote um bichinho

Não importa se o animal de estimação é gato ou cachorro: ele ajuda seu dono a ter reduzidos seus níveis de estresse e até contribui para baixar a pressão arterial.

De acordo com vários estudos, a sensação de responsabilidade e companheirismo que temos em relação aos nossos bichos diminui o nervosismo e dilata os vasos sanguíneos.

Curta momentos de ócio

Não fazer nada, ficar de papo para o ar, no máximo ouvindo uma música, folheando uma revista ou rolando no chão com as crianças... Esses instantes são cada vez mais raros em nossas vidas e fazem uma falta danada. O ócio nada mais é que uma pausa para o nosso cérebro, que, sem pressões, consegue se recuperar dos inevitáveis momentos de estresse a que é submetido ao longo do dia. O problema é que corremos tanto pra cima e pra baixo que costumamos sentir até certa culpa quando não estamos fazendo nada visivelmente produtivo. Bobagem! Permita-se relaxar.

*Consulte sempre seu médico.

 

FAÇA SEU PEDIDO PELO TELEFONE: (67) 3026-2002
Rua Euclides da Cunha, 163
Bairro: Jardim dos Estados
Campo Grande - MS CEP: 79002-560
tag3