Saúde

12 alimentos magros só na aparência - 29/07/2014

 

Abacate

A polpa cremosa é um concentrado de substâncias benéficas: há vitaminas, compostos antioxidantes e um bocado de gordura. O bom é que os ácidos graxos encontrados no abacatesão aqueles capazes de equilibrar as taxas de colesterol no sangue e dar um chega pra lá nos males cardiovasculares. Suas vantagens são inúmeras, mas, ainda sim, a parcimônia é bem-vinda porque ele é cheio de calorias. 

Aveia

Apesar de ser uma legítima representante dos cereais, grupo que geralmente é mencionado quando o assunto é carboidrato, a aveia guarda generosas porções engorduradas. E a proporção de ácidos graxos é perfeita. Boas doses de mono e poli-insaturadas, a dupla do bem, e pouca saturada. 

Bolo de fubá

Esta delícia foi eleita para representar a categoria. Nos bolos, geralmente há uma mescla de ovos e leite, duas fontes de lipídios. Mas, na típica receita de fubá, o óleo entra para garantir textura e sabor inigualáveis. Claro que a quantidade pode variar de acordo com a mão da cozinheira. Quanto mais pesada... 

Queijo do tipo Minas

A cor não levanta nenhuma suspeita - ora, todo mundo desconfia dos queijos amarelados. Mas a receita mineira pode ser bem engordurada, sim. Aliás, ela serve para mostrar que nem sempre a coloração esbranquiçada é sinônimo de alimento light. No caso dos queijos, o que dá o tom são carotenoides presentes no leite. A quantidade desse pigmento no líquido varia de acordo com a raça do animal. 

Biscoito água e sal

Ele é singelo no nome, mas basta observar sua embalagem para ver que a lista de ingredientes não se resume a essa dupla. Inclusive, por trás de tamanha simplicidade, alguns pacotes têm até trans. É que a substância dá aquela consistência crocante… A melhor tática para não cair na emboscada gorda é, outra vez, ler atentamente o rótulo. 

Coco ralado

Um caso raro entre os vegetais. O fruto maduro concentra altas doses de gordura saturada, aquela que não é a melhor amiga do peito. Daí a consistência perfeita para incrementar quitutes. A sugestão é economizar nas colheradas que compõem doces, bolos e outras gostosuras à base desse ingrediente

Sorvete de massa

Embora a maioria das marcas encontradas já esteja livre de gordura trans, infelizmente a substância problemática ainda se esconde em alguns potes. Se o sorvete vier acompanhado de uma crocante casquinha, o teor de ácidos graxos acaba maior. É que esses deliciosos cones levam manteiga no preparo. 

 

Açaí

A frutinha é fonte de ácidos graxos monoinsaturados - tanto melhor. Mas aqui fica um recado aos fãs de açaí na tigela: a dica é misturar a polpa congelada com outra fruta. Quem está em briga com a balança deve evitar a granola, já que o total de calorias costuma duplicar com essa união.

Croissant

É considerado um símbolo da panificação francesa, mas muitos afirmam que sua verdadeira origem seria austríaca. A responsável por levar a receita para a França teria sido a rainha Maria Antonieta (1755-1793). É feito de legítima massa folheada elaborada com manteiga. Então, já dá para especular o quão engordurado é esse tipo de pão. 

Azeitona preta em conserva

Trata-se de um fruto bem nutritivo e que soma calorias de montão graças ao seu teor de lipídios. E, diferentemente de outros vegetais, que concentram óleo na semente, ela é mais gordurosa na polpa. Sua coloração e seu tamanho revelam amadurecimento, o que a torna irresistível. Faz sucesso como petisco e por isso mesmo é fácil, fácil cair no exagero.

Barra de cereal

Não se engane, pois esse alimento nem sempre é tão saudável como se imagina por aí. Algumas versões têm pouquíssima fibra. Para piorar, a maioria carrega no açúcar e na gordura e há até algumas que podem ocultar a famigerada trans. Então, não custa repetir o recado dos nutricionistas: olho vivo no rótulo. 

Carpaccio

Os filés finíssimos costumam ser elaborados com pedaços de lagarto ou filé-mignon, ou seja, são cortes que oferecem gordura. Porém o grande problema é que ninguém consegue parar na primeira fatia e, geralmente, o molho que o acompanha pode ser cheio de ingredientes oleosos.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

 

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