Nutrição

5 erros na organização da geladeira que podem fazer você engordar - 06/08/2014

Os cinco erros

1. Quanto mais o alimento estiver à vista, pior! Deixar as guloseimas à mão é um convite a devorá-las assim que você abre a geladeira. Geralmente, as pessoas deixam o pudim (e a espátula para cortá-lo) prontinho para ser devorado bem na primeira prateleira. Tire essas armadilhas da sua dieta.

2. O pecado também mora no congelador. Alimentos como sorvetes, refeições e batatas prontas para fritar são verdadeiros vilões de qualquer dieta. Eles contêm quase sempre sódio, açúcar e gordura em excesso. Evite comprar e estocar grandes quantidades dessas iguarias. Use-as apenas em casos de emergência.

3. Os molhos de salada são perigosos. Sim, temperar com molhos prontos em vez de preparar um fresco é muito mais prático. Mas o grande problema em trocar a saudável dupla de azeite com vinagre por suas versões industrializadas está na quantidade de calorias, sal e gordura que esses molhos têm na composição.

4. Guardar recipientes escuros ou opacos é roubada. Se lavar frutas, legumes ou verduras e guardar em potes ou saquinhos escuros, você pode esquecer que eles existem. Prefira recipientes transparentes e de vidro, que não acumulam cheiro. Enxergar morangos vermelhos e fresquinhos é um convite a saboreá-los.

5. Cerveja ou refrigerante matam a sede e a dieta. As geladeiras mais modernas têm até um compartimento para latinhas de alumínio. Assim, o refrigerante e a cerveja geladinhos estão sempre à mão. O problema é virar a lata de uma vez só para matar a sede numa tarde de calor. Deixe garrafas pequenas de água, prontas para beber. Sem precisar do copo, você prefere a água em vez dessas bebidas calóricas.

Cozinhe com antecedência

De nada adianta armazenar ingredientes saudáveis na geladeira se falta tempo para cozinhá-los. Invista algumas horas do fim de semana para preparar refeições leves e deixe-as congeladas em porções individuais. Guarde tudo em recipientes que vão diretamente ao micro-ondas e facilite sua rotina.

Atenção aos rótulos

Mudanças radicais tendem a fracassar. Evite trocar todos os itens da geladeira de uma só vez. Durante as compras, leia com atenção os rótulos dos alimentos. Escolha os menos calóricos e com pouca gordura. Compare a descrição de marcas similares. Aos poucos, introduza os novos itens e elimine os antigos à medida que forem acabando. Segure a tentação de repor molhos e guloseimas!


FONTE: Brian Wansink, médico, formado pela Universidade de Stanford, autor dos livros Por que comemos mais do que precisamos e Marketing da Nutrição, especialista em comportamento e alimentação.

FAÇA SEU PEDIDO PELO TELEFONE: (67) 3026-2002
Rua Euclides da Cunha, 163
Bairro: Jardim dos Estados
Campo Grande - MS CEP: 79002-560