Atividade Física

Caminhada 3x por semana = pernas e bumbum firmes e desenhados - 02/07/2014

Mais desafio, menos gordura
Alternar os métodos significa também queimar muitas calorias. Trocando em miúdos, é hora de dizer adeus às gordurinhas localizadas. "Se seguir o plano de caminhada e cuidar da alimentação, depois de duas semanas, você vai notar a roupa mais larga", fala Alexandre. "Ao final de um mês de treino, dá para perder até um número no manequim." Vários estudos já mostraram que o treinamento intervalado mantém o corpo em atividade por até quatro vezes mais tempo do que o exercício contínuo. Por isso, vale muito a pena adotá-lo, principalmente em sessões curtas. Alexandre Machado montou as planilhas pensando em quanto tempo você tem disponível para se exercitar - meia hora ou uma hora por dia. O exercício pode ser na rua, no parque ou na academia. É só calçar o tênis e apertar o passo!

Combo derrete-gordura
Alexandre Machado explica cada um dos métodos que utilizou nos treinos a seguir

Fartlek: você controla a variação de ritmo de acordo com sua condição física. "A tendência é que você passe a treinar com maior intensidade a cada sessão", diz. O método é simples e indicado para quem está iniciando.

Intervalado Fixo: você alterna trechos curtos em intensidades diferentes: depois de aumentar a velocidade, recupera o fôlego diminuindo o ritmo ou fazendo exercícios localizados (descanso dinâmico).

Intervalado Progressivo: a diferença em relação ao intervalado fixo é que, após a recuperação, o novo trecho forte tem intensidade mais alta do que o anterior.

Contínuo Fixo: a mesma intensidade é mantida o tempo todo. Em treinos superiores a 15 minutos, o método é ótimo para desenvolver a resistência.

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