Atividade Física

10 dicas para quem quer começar a correr - 09/01/2014

1. Procure um médico: antes de começar a fazer qualquer atividade física, é muito imporante fazer uma consulta médica e pedir um check-up, para conferir se seu organismo está preparado para começar a correr.

2. Invista em um equipamento adequado: um tênis próprio para corrida é essencial para quem pretende praticar a atividade regularmente. Ele ajuda a diminuir o impacto sobre as articulações, evitando lesões, e dá o conforto necessário para a prática da corrida. Um frequencímetro também é importante para controlar a frequência cardíaca. 

3. Comece devagar: não adianta sair correndo no primeiro dia. Para adquirir resistência e condicionamento físico, é preciso começar caminhando pequenas distâncias, que, gradativamente, evoluem para corridas de 20 a 30 minutos sem parar. Quem está saindo do sedentarismo pode começar com treinos de duas a três vezes por semana, aumentando aos poucos o tempo de cada uma das sessões para 60 minutos. 

4. Faça os treinos em parques: locais planos, com sombra e bem arborizados são ótimos para correr. Além do visual bonito, sempre há por perto um local onde você pode comprar uma água e descansar após o treino. 

5. Fique longe do calor: para treinar, escolha horários de temperatura mais amena e menor incidência do sol. No verão, o início da manhã e o fim de tarde são os momentos mais propícios para fazer atividades físicas ao ar livre. Se você não tem disponibilidade nesses horários, é melhor optar por correr na esteira, em um local climatizado. Lembre-se também de usar roupas leves e em cores claras, que não absorvam o calor. 

6. Preste atenção na respiração: parece básico, mas é preciso lembrar de respirar direito durante os exercícios. Nos primeiros treinos, deixe a boca entreaberta. Assim, o organismo vai naturalmente eleger uma maneira adequada de inalar e exalar o ar.

7. Mantenha a postura: cuidado para não ficar sempre olhando para o chão. Olhe sempre para frente, deixe os ombros relaxados e o tronco ereto. Mexer os membros superiores de acordo com o ritmo da corrida também ajuda a manter o equilíbrio e diminuir o impacto nas articulações do joelho. E pise corretamente: primeiro, apoie o calcanhar, depois a planta do pé, e, por fim, a ponta.

8. Hidrate o corpo e coma antes de se exercitar: essa dica é fundamental para qualquer atividade física. Tome muita água, principalmente nos dias mais quentes. E nunca faça nenhum exercício físico com fome. Correr de estômago vazio pode prejudicar a queima de gordura e favorecer a perda de massa muscular.

9. Acrescente pequenas subidas: Depois que você pegar o ritmo e se sentir mais confiante com seu treino, inclua pequenas subidas. Elas vão ajudar a aumentar ainda mais a resistência do seu corpo.

10. Ouça música: uma playlist com suas músicas favoritas é sempre uma ótima companhia para o exercício. Se você não sabe o que incluir no mp3, escolha músicas animadas e com ritmo mais acelerado.

 

 

 

Fonte: Hagah Saude

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